A importância da identidade visual de uma empresa

Pequenas empresas e microempreendedores acabam cometendo diversos erros ao tentar criar sozinhos o logotipo e imagem de suas marcasclip_image0014

A identidade visual de uma empresa é essencial para a formação de uma marca. Ela é a primeira comunicação com o público e, por isso, precisa saber chamar a atenção. “Se a imagem da empresa for bem construída, além da atenção, naturalmente ficam implícitos conceitos de qualidade, confiança, idoneidade. É importante ressaltar que muitas empresas se utilizam dessa ferramenta de maneira tão eficiente que a própria imagem da empresa supera os seus produtos e serviços”, afirma Augusto Simão, desenvolvedor web e cofundador da Feijão com Arroz.

Por causa dos custos, muitas empresas pequenas e microempreendedores acabam optando por criar sozinhas suas identidades visuais, o que resulta em logotipos e cartões de visita nem sempre condizentes com as marcas. Para evitar isso, surgiu a startup Feijão com Arroz, que oferece uma solução completa de serviços que ajudam a profissionalizar a imagem de pequenas empresas e empreendedores individuais. “Ter a ajuda profissional de uma empresa especializada torna a imagem do negócio coerente com a qualidade e o tipo de produto e serviço oferecidos. O trabalho profissional atribui muitos aspectos, detalhes técnicos e experiências valiosas que um profissional carrega consigo”, explica Diogo Bettega, designer e cofundador da Feijão com Arroz.

 A construção do logo deve ser uma das primeiras preocupações, pois é ele que guiará ações internas e externas da instituição. “O resultado de um logo de qualidade traz inúmeros reflexos positivos para uma empresa, tanto interna quanto externamente: as ações tendem a acompanhar a evolução positiva que a imagem da empresa recebeu e os clientes e fornecedores enxergam nesse novo posicionamento ainda mais profissionalismo”, reitera Augusto Simão.

Existem inúmeros erros cometidos por profissionais que tentam criar logos e cartões de visita sem ter o conhecimento adequado, explica Augusto, como cores, elementos e imagens escolhidas a partir de critérios muito pessoais, e que não são apropriadas para a imagem da empresa. “Quem já não recebeu um cartão de visitas, ou viu o logo ou fachada da empresa, com fotos inadequadas, personagens ou mascotes sem autorização/licenciamento apropriado e até mesmo cores que não tem nada a ver com o segmento que atuam? Certas decisões precisam da atenção e a orientação de um profissional”, observa.
O abuso na quantidade de informações e a falta de conhecimento de regras básicas de design são outras falhas cometidas pelos pequenos empresários. Esses problemas fazem com que a imagem da empresa não transmita o valor de seus produtos e serviços de maneira adequada. “É comum vermos muito texto em pouco espaço, falta de alinhamento e organização espacial, erros em esquema de cores, entre outros erros de comunicação. Ocorre também a falta de informações essenciais”, lembra Diogo Bettega.

O que é um site responsivo?

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“O crescimento dos dispositivos móveis aliado à necessidade de mobilidade das pessoas, tem exigido uma mudança de postura por parte das empresas investir em um site responsivo pode ser a solução.”(Sandra Turchi)
Atualmente cerca de 25% dos usuários são somente mobile.. Ou seja, 1/4 dos usuários frequentes de internet, acessam sites, emails e redes sociais através de dispositivos móveis.
Ai entra a importância de se ter um website responsivo. Para melhorar a navegabilidade e a visualização do seu site em toda e qualquer plataforma.

Mas afinal, o que é um design responsivo?

Design Responsivo é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.
Vamos para um exemplo gráfico:
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Na imagem é possível ver, da esquerda para a direita, os tamanhos de tela para Celulares, Tablets e Computadores.
Notem que a disposição dos itens muda de acordo com o tamanho da tela, sem perder a visualização de navegabilidade de cada item.
O mesmo acontece com essa página. Se você estiver vendo ela através de um computador, tente diminuir a janela do navegador.
O conteúdo do site se ajusta a medida que ela vai diminuindo.

E porque é importante?

Nos dias de hoje, tudo que complica demais o usuário não quer.
Então, a partir do momento que ele entra em um site onde é difícil ver os itens e tem que fazer malabarismo para ler o conteúdo, é certo que ele vá procurar um outro site para achar o que precisa.
Sendo assim, o cliente em potencial que você tinha acabado de atrair para seu site, foi embora.
Seja um blog, site institucional ou ecommerce, a usabilidade ou facilidade com que o seu cliente acessa menus, textos e imagens no seu site é imprescindível para que você o mantenha satisfeito com a sua empresa. Primar pela qualidade da interação que os seus clientes têm com este canal de comunicação tão importante reflete a preocupação da sua empresa em prestar um bom atendimento, elevando sua estima frente ao mercado.

Meu site não é responsivo, devo fazer tudo novo?

O ideal seria, mas tem algumas considerações.
Em alguns sites é possível fazer esta implementação. Porém algumas tecnologias se tornaram obsoletas e o desenvolvimento de um novo site se faz necessário.
Por exemplo, sites feitos em flash, não são compatíveis com iPhone e alguns dispositivos móveis, o que torna essa implementação impossível.

Quer saber se é possível tornar seu site responsivo ou deseja desenvolver um novo site com essa funcionalidade? Entre em contato conosco

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O que é branding?

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Há muita confusão em relação ao termo “branding“. Na última edição da Revista abcDesign, o colunista Zé Henrique Rodrigues explica algumas coisas, e neste artigo explico um pouco mais.
Antes de mais nada, vamos a algumas explicações básicas: Leia Mais...

5 dicas para melhorar a segurança de seu site WordPress.

Sync Design Agência

Diariamente, hackers inventam novas maneiras de invadir sistemas de sites. O WordPress é um dos melhores CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo e, automaticamente, um dos mais visados por esses invasores.
Mais de 100 milhões de sites no mundo utilizam o WordPress, o que faz com que ele seja um alvo do constante de Hackers do mundo inteiro.
Eu mesmo na Sync, já passei por isso diversas vezes. O que me fez estudar muito o assunto e virar quase que um “especialista” na área.
Certa ocasião, tive 2 invasões em menos de 30 dias. A bagunça foi geral. Imagine mais de 40 sites invadidos, clientes reclamando, mensagens de grupo Talibã nas home pages e, muita, muita incomodação.
Por isso, para dar uma mãozinha para todos, resolvi criar esse artigo com dicas simples de como melhorar a segurança nos sites WordPress.
Vamos lá? Leia Mais...