Gestão de Redes Sociais: Fazer sozinho ou contratar uma agência?

As redes sociais de destaque mudam com o passar dos anos. Já passamos pelo “boom” do orkut, do Twitter, Instagram, Pintrest, LinkedIn, Google+ e, claro, o Facebook, atualmente o canal mais representativo do mundo neste aspecto. Com o sucesso das estratégias nestas plataformas de relacionamento, é comum aos gestores de comunicação corporativa ou marketing a dúvida sobre como gerir o posicionamento de sua marca nestes canais.

A dúvida, no entanto, está entre contratar profissionais para a sua empresa que se responsabilizem por toda a estratégia ou terceirizar os serviços, através de uma agência de marketing digital especializada. Para que você tome a melhor decisão sobre como gerir as redes sociais de sua empresa, analisando questões tanto de custos quanto dos benefícios, preparamos este post!

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As atividades que englobam um bom trabalho nas redes sociais

Um trabalho bem executados nas redes sociais englobam diversas competências. São elas:

Planejamento

Identificação do perfil de seus clientes e atuais fãs para traçar um perfil ideal que será trabalhado em suas ações e campanhas. Englobar todas as oportunidades de negócios nas ações, determinar um tom de voz (persona) para o diálogo com seus fãs e seguidores, definição de linha estratégica de conteúdo, dentre diversas outras atividades que compõem as definições estratégicas do posicionamento de sua marca nas redes sociais.

Produção de conteúdo

Conforme o planejamento delineado, é preciso produzir o conteúdo que será compartilhado. Na estratégia, contudo, é preciso se atentar ao compartilhamento de informações relevantes ao seu consumidor e associados ao seu negócio. Além disso, é de extrema importância o desenvolvimento de micro-conteúdos, que são fundamentais para o engajamento, viralização e, consequentemente, para aumentar o alcance de suas publicações.

Sac 2.0

As redes sociais têm se consagrado como uma ferramenta não apenas para o relacionamento humanizado das marcas, mas também para o atendimento eficiente aos consumidores. Por isto, é fundamental estar atento às menções nas publicações para a interação e resposta ágil, além de definir processos de atendimento que supram a necessidade de seus clientes através de formulários habilitados em uma tab (seções disponíveis nas páginas) exclusiva para este tipo de interação, além das mensagens privadas.

Monitoramento e mensuração de ações

Acompanhar o que tem sido dito sobre a sua marca, produtos ou serviços, assim como em relação ao mercado e seus concorrentes é uma excelente forma de se antecipar às tendências, necessidades e até mesmo possibilidades de crises com seus consumidores. Isto auxilia na otimização não apenas da estratégia, mas também de suas ofertas, processos e até mesmo oportunidades de negócio.

Também é fundamental mensurar as ações desenvolvidas. Desta forma é possível identificar pontos falhos da estratégia, assim como as táticas que trouxeram mais resultados. Isto contribui para uma maior assertividade para o seu negócio, o que reduz consideravelmente os custos para o seu negócio.

Design e tecnologia

Muitos destes canais têm as imagens como um ponto forte para o engajamento, além de auxiliar na identificação de sua marca com maior facilidade. Por isto, é fundamental contar com um designer experiente para a criação da identidade visual que irá compor suas ações. Além disso, algumas redes sociais possibilitam a criação de ações mais interativas, que exigirão conhecimento em programação para ativar a estratégia. É o caso do Facebook, que permite o desenvolvimento de aplicativos para promoções ou relacionamento.

Mídia

Os serviços de anúncios das redes sociais tem ganhado cada vez mais espaço nos orçamentos de marketing digital. Isto porque os consumidores estão cada vez mais presentes nestes canais, o que possibilita um maior alcance das ações para a conquista de tráfego par ao seu site, leads, negociações e até mesmo vendas. Para isto, conhecer a fundo o funcionamento destas ferramentas é de extrema importância para reduzir investimentos e ampliar os resultados.

Contratar profissionais internos ou terceirizar a gestão das redes sociais com uma agência?

Como você pôde perceber, a gestão da presença digital de uma marca nas redes sociais não é tão simples quanto cuidar do seu perfil pessoal. Por isso, contar com profissionais altamente qualificados é fundamental para o sucesso da estratégia.

Decidir por contratar profissionais internos ou terceirizar o serviço com uma agência, porém, está atrelado à capacidade de recursos em sua empresa. Isto porque cada uma das atividades citadas exigem perfis distintos de colaboradores ou, como é a realidade de grande parte das ações no marketing digital, conhecimentos específicos para assegurar um maior retorno sobre o investimento.

Isto significa que, mesmo que você encontre um profissional multidisciplinar para gerir as redes sociais de sua empresa, é pouco provável que ele consiga lidar eficientemente com todas as atividades que exige um bom trabalho. Neste contexto, ao contratar uma agência de marketing digital especializada torna-se um excelente negócio. Isto porque o fornecedor conta com uma equipe multidisciplinar, especializada em cada uma destas tarefas. Isto assegura um investimento mais certeiro, bem como resultados mais satisfatórios. Consequentemente, os custos com a gestão são menores que contratar diversos profissionais internos para cuidar disto, já que não há custos trabalhistas elevados e com a sua empresa fica apenas a responsabilidade de direcionamento, aprovação e, claro, cobrança dos resultados!

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Por Frances Freitas

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