Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.
Uma empresa que apresenta materiais bonitos para expor seus produtos e serviços, passa a imagem de organizada e promissora.
Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo da sua empresa. Se sua empresa não tem um bom material institucional, o que garante que entregará um serviço profissional e de qualidade? Lógico que só um material bonito e bem feito não garante a venda, mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.
A marca da empresa é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que ela pretende transmitir. Ela precisa ser cuidadosamente pensada. Ela deve, primordialmente, ser entendida pelo público com o qual a empresa lida. Por isso, esse trabalho é chamado de “identidade visual”. É um produto que além de identificar a empresa ou produto, precisa estabelecer uma identificação, uma empatia, com o público-alvo.
Ter um material institucional bem desenvolvido e consistente se reflete em um grande benefício: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas.
A identidade visual de uma empresa é composta por peças como:
– Logotipo;
– Cartão de visita;
– Pasta proposta;
– Papel de carta timbrado;
– Envelopes;
– Plano de fundo para área de trabalho;
– Assinaturas de email;
– Sinalização;
– Embalagens;
– Brindes;
Assim, a identidade visual deve ser normatizada, pois não tendo um padrão, a empresa passará ao público, tanto interno como externo, um conceito de desorganização e ineficiência. Ou seja, ter um material institucional bem estruturado reflete um grande benefício: aumento de credibilidade.