9 motivos para sua empresa não estar nas redes sociais.

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Sua empresa precisa estar nas redes sociais? Bom, elas são novos canais de comunicação com um número cada vez maior de clientes: de acordo com um estudo do Ibope Nielsen Online, o Brasil tem 46,3 milhões de usuários ativos em casa ou no trabalho, ficando em terceiro lugar no ranking mundial de 2011. E você pode monitorar o que está sendo falado sobre sua empresa. Mas isso é motivo?

Apesar de parecer um ótimo negócio, encarar as mídias sociais não é para qualquer um. Confira aqui 9 motivos para ficar longe delas:

1 – Conteúdo

Sua empresa tem algo a dizer que não se esgota nos canais de comunicação tradicional, como site, newsletter e anúncios publicitários? Se estiver sem assunto, é melhor passar longe das redes sociais. Um perfil desatualizado pode passar uma imagem de desleixo, e você não quer esse valor aliado à sua marca, quer?

2 – Chatice

Sua vizinha que insiste em contar a rotina de seus gatos de estimação tem o que falar, certo? Mas isso não significa que tem conteúdo interessante para compartilhar. Se o discurso da sua empresa é chato e irrelevante, não há espaço para ele nas redes sociais. Isso porque as pessoas não têm tempo de ficar lendo bobagem. Elas podem até passar tempo demais na internet, mas não será lendo algo que não chama sua atenção.

3 – Motivo

Defina seus objetivos com cuidado. Simplesmente “quero minha empresa nas redes sociais” não é uma meta, e sim um meio para alcançar alguma coisa. Por que você quer estar presente? Quer gerar tráfego para o site? Aumentar seu cadastro de clientes em potencial? Gerar vendas? A simples presença de seus clientes (e concorrentes) não pode ser sua única motivação, ou você vai gastar tempo e dinheiro à toa. Falando nisso…

4 – Tempo e dinheiro

Parece fácil e barato entrar nas redes sociais. Mas não é bem assim. Criar o perfil é grátis, mas desenvolver conteúdo para mantê-lo demanda o tempo de alguém, e isso tem custo. Para começar, não é qualquer um que pode trabalhar com redes sociais: você deixaria o marketing da sua empresa nas mãos de um estagiário que nem conhece sua visão de marca? Pois é. Pode colocar na lista de despesas um ou mais profissionais qualificados para traçar uma estratégia de comunicação em conjunto com sua área de marketing e publicidade, além de ferramentas de monitoramento e verbas para eventuais campanhas online.

5 – CRM 1.0

Como funciona sua relação com os clientes por vias tradicionais? Como anda seu site e SAC (serviço de atendimento ao consumidor)? A menos que tudo funcione às mil maravilhas, essa não é a hora de aventurar-se nas redes. Se sua empresa é ruim no CRM tradicional, como vai se comportar no relacionamento com o cliente 2.0? E não vale oferecer um serviço melhor para os clientes digitais. Para ter uma comunicação realmente eficiente com o cliente, ela precisa ser totalmente : todos os setores precisam conhecê-lo e atendê-lo da melhor forma e no menor tempo possível. Sem uniformidade, é melhor ficar offline.

6 – Comunicação interna

Como funciona a relação com seus colaboradores? Não adianta propor um diálogo com clientes via redes sociais se sua empresa nunca conversou com os próprios funcionários. Eles são seu público-alvo número 1, seus maiores vendedores, mas quase sempre ficam completamente à parte de qualquer iniciativa criada online. Muitas vezes são proibidos de acessar essas redes no ambiente de trabalho. Manter uma relação digital aberta e direta vai ser complicado se a empresa já gasta tempo e energia lutando contra a chamada “rádio peão”. O que nos leva ao seguinte motivo…

7 – Medo

Você tem pavor de que falem mal da sua empresa? Lembre-se que, nas redes sociais, cada um diz o que bem entende. Os consumidores aproveitam esse espaço para emitir opiniões sobre diversos assuntos, incluindo as marcas que os agradam ou decepcionam. Alguém pode reclamar do seu produto ou serviço. E você não pode impedir isso. Há como responder de forma eficaz e conquistar aquele cliente de volta, mas não há a possibilidade de controle sobre o teor das conversas. Ou você se acostuma a lidar com isso, ou é melhor ficar de fora.

8 – Conhecimento

Redes sociais não são só Twitter e Facebook. Conhecer seu público-alvo e saber que mensagem você quer passar são essenciais na hora de escolher o melhor canal de comunicação. Pode ser que seu cliente goste de podcasts e você continua insistindo em apresentações no SlideShare

9 – Resultados

Você queria entrar nas redes sociais para saber mais sobre seu cliente. E agora? A empresa precisa ter um objetivo claro de como utilizará o que descobrir online. Estratégia é tudo. E nas redes sociais não poderia ser diferente.

Resumindo.
Entrar em redes sociais para divulgar sua empresa não é tão simples assim. Não basta apenas estar.
A Sync oferece toda a consultoria, assessoria e gerenciamento para redes sociais.
Quer saber mais? Entre em CONTATO.

 

 

Leandro C. Lopes – L3crm
Adaptado por Sync

 

 

 

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